Analise: Volta ao Algarve (com perfis de etapa)

 Estamos prestes a iniciar mais uma edição da Volta ao Algarve, 5 etapas, incluindo o habitual contra relógio. Este ano com algumas diferenças no percurso em relação a anos anteriores, mas com um leque de ciclistas do mais alto nivel, onde se incluem vencedores de Grandes Voltas, incluindo a Volta a França e de Monumentos. 


O percurso

Etapa 1. Primeira etapa de Portimar e chegada a Lagos, com 192.2km e +1500m de acumulado, deverá ser a primeira oportunidade para os sprinters, e vai haver varios de grande nível. Arnaud de Lie e Wout van Aert deverão ser os favoritos. 

Etapa 1

Etapa 2. A segunda etapa será uma etapa bastante importante para a classificação geral, 177.6km com a chegada ao alto da Fóia. Vingegaard e Roglič vão ter aqui oportunidade para deixar os adversários à distância. 

Etapa 2

Etapa 3. Voltamos a entrar em território dos sprinters na ligação entre Vila Real de Santo António e Tavira, etapa de 183km e tal como a primeora, com 1500m de acumulado positivo.

Etapa 3

Etapa 4. Ligação de 175km entre Albufeira e Faro, com 2000m de acumulado e as últimas dificuldades a entrada dos ultimos 20km, pode ser uma etapa armadilhada, mas que deverá terminar ao sprint, vai depender muito da vontade das equipas. 

Etapa 4

Etapa 5. A grande mudança no percurso deste ano é mesmo a chegada ao alto do Malhão , que este ano vai ser palco da chegada do contra relogio de 19.6km que vai partir de salir. Vai permitir aos trepadores poderem-se defender e vai marcar as ultimas diferenças na geral. Provavelmente vai decidir a classificação geral neste ultimo dia.  

Etapa 5

Os favoritos

Quando olhamos para a lista de inscritos é impossível não colocar Jonas Vingegaard e Primož Roglič como principais favoritos à vitoria final, os dois podem fazer diferenças no alto da Foia e ambos são muito fortes no contra relógio que tem um perfil que se adequa muito as características dos dois. João Almeida também tem aqui uma prova que lhe assenta muito bem, poderá lutar contra os outros dois nomes.

Para as etapas que podem chegar ao sprint, os belgas Wout van Aert e Arnaud de Lie são os grandes favoritos para as chegadas rápidas. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Matxin partilha foto com João Almeida e deixa mensagem

Transformação na Sabgal Anicolor

Vencedor da Volta a França do futuro corre em Portugal?