Análise ao percurso, às equipas e favoritos na Figueira Champions Classic

 A Figueira Champions Classic 2025 vai amanha, dia 16 para a estrada com a sua 3a edição juntando-se à histórica Volta ao Algarve. Esta competição de um dia, agora parte da categoria ProSeries, apresenta um percurso irregular desafiante, ideal para os ciclistas testarem a sua força antes da Algarvia. No ano passado, Remco Evenepoel venceu com autoridade, sucedendo a Casper Pedersen (ambos da atual Soudal Quick-Step), primeiro vencedor em 2023. No entanto, Evenepoel não participará nesta edição, o que abre o leque de favoritos. 

A chegada a meta de Evenepoel em 2024

O percurso 

O percurso de 192 quilómetros na Figueira da Foz mantém a sua estrutura exigente, com mais de 2.100 metros de desnível acumulado, concentrados maioritariamente nos últimos 80 quilómetros. A corrida começa com voltas ao sul e nordeste da cidade, antes de seguir para o circuito final. Este troço é composto por três voltas de 30 quilómetros que incluem subidas ingremes e explosivas, como a Rua Parque Forestal (2,1 km a 8%) e a Enforca Cães (900 metros a 7,3%). A subida final da Rua Parque Forestal fica a 20 quilómetros da chegada, e a subida final na Enforca Cães a 8 quilómetros da chegada. As características do percurso favorecem tanto 'punchers', e homens com boa ponta final que consigam passar as dificuldades. Embora um ataque às subidas possa definir a corrida, existe também a possibilidade de um sprint num grupo reduzido. Em 2023, Evenepoel dominou sozinho, mas um grupo de cerca de 20 ciclistas veio atrás dele, enquanto em 2022 Pedersen venceu num sprint entre 15. 


Os favoritos para a vitória 

Entre os favoritos, Julian Alaphilippe é o nome de maior destaque. Agora na equipa Tudor Pro Cycling, ele deverá querer imitar o sucesso de seu companheiro Marc Hirschi, que venceu na estreia pela equipa suíça. A competição dos portugueses será forte, com ciclistas como João Almeida e Antonio Morgado da UAE Team Emirates, enquanto Rui Costa tentará brilhar em casa com a EF Education-EasyPost, enquanto que Rúben Guerreiro também será o lider na Movistar. Outros candidatos incluem Kasper Asgreen e Neilson Powless colegas de Rui Costa da EF, além de Romain Bardet e Frank van den Broek do Picnic PostNL, que podem tentar ataques nas subidas. Filippo Ganna, da INEOS, pode optar pela ofensiva ou esperar pelo sprint em pequeno grupo. A Lidl-Trek chega com Tao Geoghegan Hart e Mathias Vacek,  Dylan Teuns (Cofidis) e Paul Magnier (Soudal Quick-Step) também estão entre os candidatos ao título, assim como Quinten Hermans (Alpecin-Deceuninck). 


Quem vai sair vencedor?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Matxin partilha foto com João Almeida e deixa mensagem

Transformação na Sabgal Anicolor

Vencedor da Volta a França do futuro corre em Portugal?