Gregarios de Luxo: José Joaquin Rojas
José Joaquin Rojas, este ciclista espanhol de 35 anos correu a maior parte Da sua carreira pela também espanhola, Movistar desde 2007 quando esta ainda tinha o nome de Caisse d'Epargne. E é agora um dos seus diretores desportivos.
A sua carreira profissional começa em 2005 na equipa Liberty Seguros-Wurth efetuando 2 temporadas antes de sair em 2007 para a Caisse d'Epargne.
Por essa altura Rojas era um homem rápido, não o considerava um sprinter puro, mas em grupos mais reduzidos conseguia ter velocidade de ponta suciente para bater os restantes.
Campeão de Espanha por duas vezes o espanhol conseguiu até agora na sua carreira 10 vitórias.
Ciente das suas limitações assumiu-se na equipa de Eusébio Unzué como um lider dentro das corridas, um corredor que sabe guiar um pelotão, que é uma voz que se faz ouvir pelos colegas, um homem para orientar os mais jovens durante as provas. É um verdadeiro capitão de equipa.
Perdeu a explosão que teve um dia, mas ganhou em experiencia.
Os seus diretores desportivos não esperam de si grandes vitórias, mas sim o trabalho que realiza a passar os conhecimentos que adquiriu ao longo da sua longa carreira aos mais jovens da equipa. Consegue tomar decisões no momento certo quando a corrida ja vai lançada em prol do grupo.
Na vitoria de Richard Carapaz no Giro de 2019, Rojas assumiu um papel importantissimo numa equipa muito jovem que pecava pela falta de experiência e maturidade dos seus corredores. Foi peça chave na protecção dos seus líderes nas etapas mais rapidas.
J. J. Rojas não tinha medo de dar o peito ao vento, era um verdadeiro gregário de luxo.
Comentários
Enviar um comentário