João Almeida 'botou lume' na Comunidade Valenciana
Segunda etapa da Vuelta a Comunidade Valenciana, ligação de 166km, com chegada em alto a Benifato. +3300m de desnível acumulado e um autêntico muro no final, 4,3km a 9.5% de inclinação média.
O terreno inicial, com bastante sobe e desde foi bastante atacado pelas equipas continentais, na busca de estarem representadas na fuga do dia.
Os últimos 50km eram os mais duros, local onde s UAE Emirates XRG de João Almeida, (ele que assumiu antes do início que iam "correr para ganhar e testar as pernas") pegou na corrida, durante o Colle de Rates com o também português Ivo Oliveira.
No vale que ia dar de encontro com as subidas finais, o pelotão perdeu algumas unidades devido ao ritmo elevado que se fazia sentir, o português continuou o ritmo forte à entrada dos ultimos 20km. A Lidl Trek também quis mostrar a camisola de lider e apareceu na frente do pelotão nesta fase, tentando controlar a corrida.
O primeiro a atacar foi Tobias Foss da Ineos, a falta de 17km para a meta, tentando antecipar os ataques dos favoritos. A UAE Emirates também passou ao ataque, primeiro com Grosschartner e depois com Sivakov, mas nenhum dos dois conseguiu sair do pelotão controlado pela Lidl Trek. João Almeida tentou impor um ritmo forte ao invés de atacar da primeira vez. Mas a passagem do km12 para a meta lançou o seu ataque que isolou o lider da corrida Matthias Vacek e preparou na perfeição o ataque de McNulty que saiu com Buitrago (Bahrain Victorious) e (Carlos Rodrigues).
Foss entrava na subida final ainda com vantagem para o grupo dos favoritos que se entre olhava, mas agora com a companhia de Ivan Romeo da Movistar e Pello Bilbao da Bahrain Victorious que entretanto atacaram.
McNulty volta ao ataque nos últimos 4km, numa altura que os 3 fugitivos ja tinham 30 segundos de vantagem , mas sem resultados. João Almeida volta também ele a aumentar o ritmo nos ultimos 2.5km e tentava reduzir diferenças para a frente e sufucar os adversários no grupo dos favoritos onde ainda vinha o lider da corrida Matthias Vacek.
O português estava fortíssimo e começou a deixar os seus adversários para trás, num ritmo demolidor nas rampas dos últimos 2km da corrida, mas a Bahrain Victorious ainda tinha Pello Bilbao que recebeu a companhia do colega Buitrago já no ultimo km da corrida mas por pouco tempo pois este deixou o espanhol para trás.
Santiago Buitrago vence a etapa, Pello Bilbao segundo e João Almeida terceiro. O português não chega assim à liderança e consequente camisola amarela nesta competição, mas apenas por dois segundos para o ainda lider Matthias Vacek da Lidl Trek.
Comentários
Enviar um comentário