A primeira prova para alguns WorldTour: Campeonatos nacionais Australianos

 Antes de começarem as corridas na Europa e ate mesmo da corrida de abertura da temporada no Tour Down Under, vão acontecer os campeonatos nacionais australianos, de contra relógio e de estrada. Vamos fazer aqui uma avaliação dos principais candidatos a vencer as corridas. Com a prova individual ja amanhã, dia 9 e a de estrada no domingo, dia 12.

Jay Vine com a camisola de campeão nacional de ITT

Jay Vine (Emirados Árabes Unidos Team Emirates – XRG) 

Começamos com um dos, senão o, principal favorito para o contra-relógio masculino. Jay Vine surpreendeu a Austrália (e não só) em 2023 ao se tornar campeão do ITT, quando era ainda pouco conhecido. Desde que ingressou na equipa dos Emirados Árabes Unidos, fez grandes avanços no contra relógio. Ele agora é o candidato mais provável para arrancar a camisola verde e amarela dos ombros de Luke Plapp. Na corrida de estrada, Vine precisará de correr com inteligência. Ele estará sem companheiros de equipa, num percurso com menos subidas do que ele gostaria porque não tem um sprint de alto nível. Um ataque à distância pode ser a sua melhor hipótese de vitória, mas os seus rivais estarão atentos ao perigo. 


Jai Hindley e Sam Welsford (Red Bull – BORA – hansgrohe

Esta dupla de Perth estará extremamente motivada nos campeonatos nacionais na sua terra natal. Embora pequena, sua equipa de apenas dois tem a força necessária para "dinamitar" a corrida de estrada. Como um dos melhores trepadores da Austrália, o estilo de ataque de Hindley pode colher frutos no circuito vigoroso. Hindley tem grande sinergia com Welsford, que será o sprinter número um na linha de largada. Talvez Hindley ataque enquanto o medalhista de ouro olímpico se resguarda para as últimas centenas de metros. Ou talvez veremos Hindley se sacrificando para lançar o colega. A julgar pelo seu Strava, Welsford tem percorrido muitos quilômetros no circuito de Kings Park e na subida da Malcolm Street.


Jai Hindley ao serviço da seleção Australiana 

Luke Plapp (equipe Jayco AlUla) 

Luke Plapp venceu os últimos três títulos da corrida de estrada, mas fazê-lo em Perth será diferente. Em Ballarat, nas encostas do Monte Buninyong, Plapp conseguiu bater a oposição com pura força. Em contraste, as subidas mais curtas de Perth exigirão uma abordagem mais táctica. Mais do que nunca, Plapp precisará contar com seus colegas da Jayco-AlUla. Embora ainda seja a formação em destaque na corrida, o seu tamanho reduzido de cinco ciclistas(em comparação com oito em 2024 e nove em 2023) torna o blogo GreenEDGE mais frágil do que nas edições anteriores. A equipa "Aussie" WorldTour estará motivada para manter a camisola, ninguém mais do que Luke Durbridge visto que corre em casa, praticamente. Plapp também iniciará o contra-relógio como favorito, ao lado de Jay Vine. Luke Plapp diz que seu objetivo é manter pelo menos uma camisola.

Luke Plapp é tricampeão nacional

Liam Walsh (CCACHE x BODYWRAP

A formação continental CCACHE x BODYWRAP assumiu o papel de principal equipa masculina continental da Austrália. Eles viajarão para Perth em grande número, ansiosos para causar impacto contra os ciclistas do WorldTour. Seu elenco está carregado de talento. Começando por  Conor Leahy (medalhista de ouro olímpico) e Cameron Scott (transferido do Bahrain Victorious). De certeza que vão estar bastante ativos na corrida de estrada, fazendo o máximo de ataques para conseguir uma fuga. Escolhemos o ex-campeão da Oceania, Liam Walsh, como seu principal lider, destacando seu sexto lugar no ano passado, quando estava na BridgeLane. Com sua experiência em pista, o ciclista de 23 anos tem hma excelente ponta final. Walsh também ficou em quinto lugar no critério de 2024. O CCACHE inscreveu sete pilotos na elite crit – mais do que o dobro de qualquer outra equipe – dando-se todas as chances de um grande resultado em Northbridge. 


Estes dados e informações foram obtidos junto do site da Federação Australiana de Ciclismo 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Matxin partilha foto com João Almeida e deixa mensagem

Transformação na Sabgal Anicolor

Vencedor da Volta a França do futuro corre em Portugal?