Os melhores da ultima decada (2010-2020) Parte V Gregarios

 Quinta e ultima parte da nossa crônica dos Melhores da década de 2010 a 2020, e esta será provavelmente a escolha que vai dividir mais opiniões, até porque a escolha é maior, há muitos mais gregários do que lideres, o que é obvio.

Os três nomes que escolhemos, foram, Geraint Thomas, Michael Mørkøv e Sergio Paulinho, e vamos explicar individualmente o porque de terem sido estes os escolhidos, num leque de grandes nomes que tanto trabalharam em prol das suas equipas. Mais uma vez recordamos que não existe qualquer ordem de 'classificação' nesta seleção.

Geraint Thomas

É certo que o britânico venceu uma Volta a França, mas também foi muito importante em 3 das 4 vitorias de Froome na prova, sendo muitas das vezes o ultimo homem a sair da frente do seu compatriota nas etapas de montanha, e quem lhe dava a roda nas etapas mais planas. Para além disso, em 2019, Thomas também foi o braço direito de Egan Bernal na vitória no Tour de France, já depois de ele mesmo ter vencido a competição no ano anterior. Um ciclisma bastante humilde, que, e até comprovado pelos resultados, foi um dos melhores ciclistas da sua geração, mas que nunca negou a cara ao trabalho em prol da equipa. Um verdadeiro Gregario de Luxo no sentido mais literal da palavra.  

Geraint Thomas aqui com Froome na sua roda

Michael Morkov

O sonho de qualquer sprinter era ter um homem como o dinamarquês para o guiar até á meta. Fez parte do comboio e muitas vezes foi lançador de ciclistas como Peter Sagan, Alexander Kristoff, Fabio Jakobsen, Elia Viviani, Fernando Gaviria e Sam Bennett, para além de já nesta década ter sido lançador de Tim Merlier e , claro, de Mark Cavendish onde fez parte do record do seu colega em 2024. Um atleta com apenas 5 vitorias como profissional, conseguiu ser campeão nacional por 2 ocasiões e venceu uma etapa na Vuelta a Espanha. 

Michael Morkov prestes a lançar Mark Cavendish

Sergio Paulinho

Decidimos escolher o Sergio, porque o que é 'nosso' também deve ser divulgado. É inegável que o português foi um dos grandes gregários da ultima década, mas vamos aqui a factos que talvez não sejam do conhecimento de muitos de vós. Esteve em 6 das vitorias de Alberto Contador em Grandes Voltas o, á excepção do Giro de Itália de 2008, apesar de fazer parte da estrutura da equipa do espanhol que fazia questão de ter Paulinho consigo sempre nas suas equipas, onde o seu trabalho era colocar, ou recolocar o seu líder na frente do pelotão, por vezes durante etapas inteiras. Digno de registo a sua medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2004, a vitória em etapa na Vuelta de 2006 e a mais mítica, e que acredito que tenha feito muitos de nós vibrar, pois ja faziam largos anos desde a ultima, a vitória na 10ª etapa do Tour de France 2010. 

Sergio Paulinho e Alberto Contador celebram mais um Tour

E para os nossos seguidores, quais foram os grandes Gregários da ultima década?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Matxin partilha foto com João Almeida e deixa mensagem

Transformação na Sabgal Anicolor

Vencedor da Volta a França do futuro corre em Portugal?