De Portugal para a melhor equipa do mundo

Em 2025 vamos ter mais um português a correr a nível World Tour, com Afonso Eulálio a ingressar na Bahrain Victorious e a elevar o numero para 8 atletas portugueses. Mas há outro nome, que não sendo português, deixou a sua marca nas nossas estradas na temporada passada.

Falamos de Julius Johansen que em 2024 correu pela Sabgal Anicolor de Ruben Pereira e este ano reforça a UAE Emirates de Pogacar e 'companhia'.

Julius Johansen ao serviço da Sabgal Anicolor

O dinamarquês de 25 anos, foi campeão do mundo no escalão de juniores no ano de 2017, sendo este o seu principal resultado, apesar da vitória na geral do Olympia's Tour no ano seguinte ao serviço da ColoQuick onde foi colega de Jonas Vingegaard, que de reto estava presente nessa prova. Um excelente rolador, tem no contra-relogio a sua grande arma. Em 2020 dá o salto para a equipa, também dinamarquesa da Uno-X onde se destaca a dupla vitória nos nacionais do seu pais, com vitorias incontestáveis sobre os demais.

O primeiro contacto com o World Tour chega pela porta da Intermaché - Wanty - Gobern (depois chamada Intermarché - Circus - Wanty no ano seguinte), num contrato de 2 temporadas. Sem vitorias ou resultados de destaque pela equipa belga, é de salientar a sua estreia em grandes voltas, na Vuelta a Espanha de 2022, onde viria a repetir presença em 2023, já depois de ter feito o Paris Roubaix neste ultimo ano.

Chega á Sabgal Anicolor para ajudar os seus lideres a vencer nas provas nacionais, mais concretamente na Volta a Portugal, mas também para liderar o grupo nas provas além fronteiras a que a equipa se propôs. Venceu o GP Anicolor, e uma das três etapas, bem como o Circuito da Moita, provas que não contam para o calendário UCI. Já na Volta a Portugal foi uma das figuras, com dois segundos lugares, no prologo de abertura e no contra relógio final, e um terceiro, na sempre difícil chegada a Bragança. O objetivo principal, esse foi alcançado por Artem Nych, e bem pode agradecer a Julius Johansen, que varias horas e quilômetros esteve de peito ao vento em prol dos seus lideres.

O dinamarquês já com as novas cores

Regressa assim ao World Tour, naquela que é para muitos a melhor equipa do mundo, a UAE Emirates - XRG, mais uma vez, para trabalhar para outros, mas sem nunca negar esse serviço, como um verdadeiro gregário de luxo faz.

Boa sorte Julius!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Matxin partilha foto com João Almeida e deixa mensagem

Transformação na Sabgal Anicolor

Vencedor da Volta a França do futuro corre em Portugal?