Os melhores da ultima década (2010-2020) Parte II - 'Classicomanos'
Nesta segunda parte da crônica "Os Melhores da ultima década", trazemos ate vós os 'classicomanos'. Novamente 3 nomes que provavelmente vão gerar alguma discórdia, no entanto são, na minha opinião os que mais fazem sentido estar aqui.
![]() |
Cancellara no Kappelmuur |
São eles Fabian Cancellara, Philippe Gilbert e Alejandro Valverde. Três campeões do mundo, e juntos acumulam cerca de 16 Monumentos. Eram todos mais do que homens de Clássicas, mas cada um com as suas características, foram os melhores da década a correr em corridas de 1 dia.
Fabian Cancellara
O suíço que se retirou em 2016, venceu cerca de sete Monumentos, três Voltas a Flandres, 3 Paris Roubaix, e uma Milan San Remo. Foi o melhor contrarrelogista do século XXI até à sua retirada, com 4 títulos mundiais e 2 Olímpicos. Com 88 vitorias, 16 foram Classicas ou Monumentos e 58 (!!!!) na modalidade de contra relógio. Várias foram as vezes que vestiu a camisola de líder em Grandes Voltas , onde para além disso sempre foi das melhores "locomotivas" a puxar o pelotão. Destaque ainda para a tripla vitória do E3 de Harebelke, para a dupla vitória na Strade Bianche, mas também a geral do Tirreno Adriatico e da Volta a Suíça. Nas Grandes Voltas alcançou um total de 11 vitorias, com 3 na Vuelta e 8 no Tour de France.
![]() |
O suíço venceu 3 Paris Roubaix |
Philippe Gilbert
Gilbert terminou a carreira com 5 Monumentos, mas tem 4 diferentes, ficando apenas a faltar a vitória na Milan San Remo. Foi campeão do mundo em 2012, por ventura um ano em que as Clássicas não lhe correram de feição. Das 80 vitorias como profissional, 37 foram em Clássicas ou semi-classicas, entre elas as 'Tripla das Ardenas' de 2011, com Amstel (tem 4 títulos), Fleche Wallonne e Liège Bastogne Liège, ano em que venceu também Strade Bianche, San Sebastian e GP do Quebec ja com a camisola de campeão nacional vestida. O "puncher" virou-se mais para o pavê e foi já na fase final da carreira que venceu provas como o Paris Roubaix ou a Volta a Flandres. Um ciclista fantástico, sem duvida!
![]() |
Gilbert a subir o Mur de Huy em 2011 |
Alejandro Valverde
O ciclista murciano, Alejandro Valverde, campeão do mundo em 2018, venceu "apenas" quatro Monumentos, todos eles a Liège Bastogne Liège (tem mais segundos lugares, com 5). Das 133 vitorias como profissional, 32 foram em provas de um dia. Onde se destacam as 5 vitorias no Mur de Huy, na Fleche Wallonne ou as duas na Clasica San Sebastian. Campeão nacional também por três ocasiões, era muito perigoso neste tipo de corridas devido à sua grande ponta final e à facilidade com que passava as dificuldades, alias, preferiaas dificuldades. Foi dos ciclistas mais espetaculares que já vi correr.
![]() |
Vitoria em mais uma Fleche Wallonne para Valverde |
Esta escolha é argumentável, pelo que poderíamos escolher uma imensidão de atletas, mas decidimos por estes, e os nossos seguidores, quem elegiam?
Top!
ResponderEliminar